quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Projeto de Extensão: AS JUVENTUDES E SUAS NARRATIVAS POLÍTICAS EM CADA ÉPOCA

Participantes:
Ana Rita Mayer (Graduanda em C. Sociais/ bolsista),
Ângela Della Flora (Mestre em Sociologia Política)
Camila Bertoni (graduanda em C. Sociais)
Carlos André dos Santos (mestrando em Sociologia Política)
Fábio Carminati (doutorando em Sociologia Política)
Giuliano Saneh (doutorando em Sociologia Política)
Itamar da Rosa (graduando em C. Sociais/ bolsista)
Rodrigo Souza (graduando em C. Sociais/ bolsista)

O projeto tem como objetivo partilhar com estudantes do ensino médio a pesquisa feita pelos membros do NEJUC, visando possibilitar aos jovens formação política e reflexão sobre conceitos sociológicos tais como juventude, política, geração, participação.
A pesquisa desenvolvida buscou a compreensão dos diferentes modos juvenis de fazer política das gerações que viveram entre os anos 1960 e a contemporaneidade. Foram analisados os fatores histórico-sociais que possibilitaram diferentes modos de participação e intervenção na sociedade de cada época.
Ao final da pesquisa foram elaborados painéis informativos com textos e fotos relacionados às formas de participação juvenil dessas quatro décadas. Foram, também, editados vídeos curta-metragem que explicavam de maneira simples e sintética acontecimentos que marcaram a década de 60.

Em agosto de 2008, o NEJUC realizou, junto ao Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação, um evento de seu projeto de extensão, tendo como público alvo os estudantes do ensino médio. Durante três dias os painéis estiveram expostos no pátio do Colégio de Aplicação, e foi montada uma tenda com lona preta, onde eram exibidos os vídeos via equipamento de datashow durante todo o dia.
No primeiro dia, os participantes apresentaram o projeto para o colégio, no auditório, e realizaram uma breve explicação sobre sociologia da juventude. Foi exibido o filme “Os quinze filhos da ditadura”, que apresentava discursos sobre a ditadura militar no Brasil, e após, um debate com a professora de história Marise Veríssimo, e o professor de sociologia Fernando Ponte, em que os jovens puderam tirar dúvidas e levantar questões sobre o assunto.
No segundo dia, Cazé, membro do NEJUC, apresentou aos estudantes o tema “Contracultura”, relatando os principais movimentos contraculturais do século XX e seu ideário. Houve a exibição do filme “A Quarta Guerra Mundial”, um documentário que retrata alguns movimentos globais contemporâneos. Neste momento os jovens puderam debater junto a militantes do Movimento Passe Livre, Diretório Central dos Estudantes da UFSC e participantes do NEJUC.
Acompanhou também o evento o Painel Interativo, pendurado à parede, onde os jovens podiam expressar o que quisessem. Ao longo desses três dias a equipe esteve sempre junto ao material, preparada e disposta a conversar com os estudantes, esclarecer dúvidas e trocar idéias. Assim, foram inseridos novos conceitos no cotidiano da escola, sendo possível a seus freqüentadores compreender uma diferente concepção de pesquisa, política e juventude.

Nenhum comentário: